Arte

O tempo em The Clock

The Clock nos coloca no lugar: o tempo do filme é o nosso. Com a tela quase sempre com pelo menos um relógio, sabemos que a hora de lá é a hora daqui. É o famoso “a vida imita a arte”. O documentário nos convida a estarmos presentes. Nesse minuto, tempo ou hora. Agora.

O curioso é que apesar de estarmos numa sala, podemos imaginar o que acontece em outros mundos. Que também estão presentes em algum lugar. No mundo de The Clock, os personagens vivem com um relógio. Nós, cúmplices dessa escravidão, perdemos a noção do tempo – apesar dele ser mostrado o tempo inteiro.

Fiquei na sala por mais de meia hora – era o que eu tinha. Perto do meio dia, o filme apresentava um suspense. No meio dia, nada acontecia. Logo depois era 12:01. O que ficou é: todo tempo é importante. Todo minuto merece nossa atenção e nossa presença. Cúmplice ou não do relógio, estejamos alinhados com o tempo. Esse que não para. Vai e vem.

Tem coisa acontecendo no mundo todo. O tempo todo. Mas aqui só acontece se a gente estar. Estive numa sala assistindo The Clock e quis gastar mais horas com isso. Eu, que tenho poucas livres, indico o preenchimento de minutos para quem puder. A gente volta com o tempo, digamos, mais alinhado.

14:41. 

Serviço: Videoinstalação The Clock. Avenida Paulista, 2424; entrada gratuita; de 20 de setembro a 19 de novembro. Terças a domingos, das 10h às 20h. Quintas, das 10h às 22h. Projeções especiais das 10h de sábado às 20h de domingo.

The Clock, do artista suíço-americano Christian Marclayé uma videoinstalação com 24 horas de duração, composta por milhares de cenas de cinema e tevê que fazem referência ao horário do dia. A obra recebeu o Leão de Ouro na 54ª Bienal de Veneza, em 2011, e desde então tem levado milhares de visitantes a dezenas de museus ao redor do mundo.  Durante o período de exibição no IMS Paulista, The Clock terá nove apresentações de 24 horas, sempre de sábado para domingo, permitindo ao público experimentar a obra na íntegra. Nessas ocasiões o centro cultural ficará aberto durante as madrugadas, pois a obra será projetada ininterruptamente, das 10h do sábado às 20h do domingo.

Imagem: goo.gl/tZcg8G

 

Categorias:Arte

Marcado como:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s