Literatura

Especial Dia das Crianças: nossos livros inesquecíveis

Além de alfabetizar, trabalhar sentimentos, ampliar vocabulários e divertir, a leitura na infância é essencial para formar valores e personalidade. Ao projetar situações e histórias, o mundo literário nos ajuda a lidar melhor com o mundo e com os outros. Por isso, os livros que temos contato quando crianças são tão importantes por toda a nossa vida. Fizemos uma lista com nossos preferidos, e o seu? Qual é? Conta pra gente!

Por Thaís Albiero

matilda-de-roald-dahlMatilda – Roald Dahl

Apesar de ser um livro que li há pouco tempo, para mim “Matilda” é um dos livros que mais remetem à minha infância, pois retrata uma menininha que adorava ler e que encontrou nos livros um refúgio, um mundo melhor. Mais conhecido pelo filme homônimo (quem não se lembra das terríveis maldades da diretora tirana do colégio em que Matilda estudava?), o livro de Roald Dahl é uma delícia de ser lido! Conta a história de uma garotinha extraordinária e sua visão de mundo, mesmo com tão pouca idade; também é uma viagem por títulos clássicos da literatura inglesa, como O Homem Invisível, Orgulho e Preconceito e Oliver Twist. Além disso, mostra como Matilda conseguia suportar a realidade na qual estava inserida: ser parte de uma família que não a entendia.

Por Andreza Modesto

REINAE-1 Reinações de Narizinho – Monteiro Lobato

Quando toco nas recordações da minha infância, é impossível não abrir a bagagem de memórias de uma época solitária, mas que desde cedo, sabia conviver bem com a solidão. Abrindo o leque de boas companhias de minha infância, encontrei o livro Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. Considero esse livro como um dos contribuintes da minha escolha atual, pelo universo das Letras – guiado pelos estudos literários. A obra citada oscila pelos acontecimentos reais e a fantasia, que trazem os sonhos para a realidade. As personagens que participam da narrativa são: Narizinho, tia Anastácia, Emília, Visconde de Sabugosa, Rabicó entre outros. Esses personagens fazem parte de um enredo, no qual se alarga pelo mundo da fantasia – vivido nos sonhos – e traz de forma ilimitada esses acontecimentos para a realidade, isto é, nessa história tudo se torna possível. Sendo assim, esta é considerada uma de minhas sugestões de leitura que trazem experiências bonitas a respeito do livro.

por Fabi Mariano 

Passarinho-RafaO Passarinho Rafa – Regina Drummond e Lima

Sempre tive muito incetivo para a leitura através da minha mãe e foi uma paixão natural e avassaladora. Desde pequena. São inúmeros os livros que guardo com carinho desse período conhecido como o melhor da vida, realmente deve ser. Guardo todos os livros da infância comigo e às vezes – acredite – até os releio. Um tem espaço especial no meu coração. A infância é um momento crucial para a formação da personalidade e sempre tive contato – não sei se por consciência materna ou não – com livros que falaram sobre a liberdade. Era uma temática muito comum nos meus livrinhos, cheios de pássaros e céus desenhados. Não à toa, cresci totalmente arrebatada por essa palavra e definição de vida. É o que tenho de mais valioso, gravado na pele e na alma. Todos que me amam devem respeitar esse valor tão enraizado em mim, é uma premissa de felicidade. “O Passarinho Rafa” é um deles. A história de um passarinho que vivia preso e descobre o céu. Bonito, singelo e livre. Como toda boa vida deve ser. Marcou-me fundo. Ainda bem. Mas, neste post, preciso falar sobre Pedro Bandeira e seus fantásticos livros infanto-juvenis, foi com ele que me formei leitora, com seus livros cheios de aventuras e suspenses. São ótimos para incentivar qualquer jovem a ler.

 

Categorias:Literatura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s