Literatura

Minha experiência com o Kindle Paperwhite

Recentemente eu ganhei de presente um Kindle Paperwhite e achei que seria uma boa ideia contar como está sendo minha experiência com o eReader; além disso, a Amazon está fazendo a Kindle Week, uma semana inteira com descontos em eBooks e na compra do Kindle Paperwhite! Imperdível, né? Portanto, se você está indeciso, continue lendo este post! Contarei as vantagens e as desvantagens do produto para esclarecer possíveis dúvidas de leitores que estão incertos sobre o investimento.

O Kindle Paperwhite é um dispositivo criado para a leitura de livros digitais, os famosos eBooks. Sua proposta é oferecer ao leitor uma experiência muito próxima de um livro físico; a tela do Kindle – e dos demais eReaders – imitam a folha de papel, tornando agradável a leitura de eBooks. Abaixo listarei as principais vantagens do produto.

  • Praticidade

O dispositivo é extremamente leve, fino e pode ser segurado com apenas uma mão. Ele cabe em bolsas pequenas e pastas, sem adicionar peso ou ocupar muito espaço; você pode levar milhares de eBooks para a faculdade, para o trabalho ou para as suas viagens sem precisar se preocupar com o excesso de peso. Além disso, o texto pode ser configurado da forma que preferirmos: fonte, tamanho da fonte, espaçamento entre linhas, margens, orientação, etc.

  • Armazenamento

O espaço interno do Kindle é imenso; como já foi dito no tópico acima, é possível armazenar milhares de eBooks no dispositivo sem nenhum tipo de preocupação.

  • Bateria de longa duração

A bateria do Kindle dura de 2 a 6 semanas (com variações para mais ou para menos, dependendo de quantas horas por dia ele será usado). Lembrando que manter o Wi-Fi do dispositivo desligado e regular a luz pode prolongar ainda mais a bateria. Para mim essa é uma das vantagens mais importantes!

  • Anotações e trechos em destaque

É possível incluir anotações em qualquer ponto desejado do texto, assim como destacar trechos importantes de forma rápida e fácil, sem danificar o livro. Muitos leitores não gostam de grifar o livro físico ou de fazer anotações nas páginas, então esse recurso resolve o problema.

  • Dicionários e consultas rápidas

Você está desfrutando a leitura no seu Kindle e de repente aparece uma palavra desconhecida? Não se preocupe; é possível adquirir dicionários no dispositivo e consultá-los a qualquer momento. O mesmo vale para dicionários de diversos idiomas além do português e do inglês. Outro recurso interessante é a busca rápida por termos; ao clicar em alguma expressão específica abre-se uma janela da internet com a explicação resumida.

  • Iluminação

O diferencial do Kindle Paperwhite é a iluminação embutida no dispositivo. O recurso permite a leitura em lugares com pouca luminosidade ou sem atrapalhar o sono de quem dorme com você. A luz é direcionada para a superfície da tela ao contrário de tablets, em que a luz direciona-se para os nossos olhos. Desta forma nossa vista não fica cansada, mesmo que a leitura seja no escuro. Sem contar que a tela imita o papel, oferecendo muito mais conforto.

  • Amostras

Ficou em dúvida se deve ou não comprar um eBook? Não se preocupe; é possível baixar amostras dos livros desejados para que o leitor possa avaliar se o investimento valerá a pena. As amostras são gratuitas.

Apesar de todas as vantagens listadas acima, o eReader Kindle Paperwhite não agrada em alguns casos. As desvantagens do dispositivo serão detalhadas a seguir.

  • Não é um livro físico

Não adianta argumentar: um eBook não é um livro físico e não oferece a experiência sensorial e emocional que o objeto em si proporciona. Para os apaixonados e colecionadores de livros – como eu – o Kindle é uma ótima opção, mas sempre faltará aquele “algo mais”; o cheiro do livro, a diagramação, a fascinação por capas duras, o encanto que as folhas de guarda exercem sobre nós e até mesmo o processo de ir até uma livraria, tocar, folhear e se apaixonar por um livro. Um eReader, seja qual for, não oferece nada disso.

  • Preço

Este tópico refere-se aos preços dos e-books, que ainda não são muito atrativos ou vantajosos. Em alguns casos, o preço do livro digital é superior ao livro físico, coisa um pouco difícil de entender e aceitar. E na maioria das vezes o preço de ambos é muito próximo, e acaba valendo mais a pena adquirir o livro físico. A vantagem reside nas promoções que são feitas, nas quais os preços dos eBooks caem bastante.

  • Formato dos arquivos

No Kindle só é possível ler livros no formato .mobi. Você pode até tentar colocar um arquivo em PDF, mas a formatação fica péssima e as opções de edição são bloqueadas; existe um conversor chamado Calibre, porém o arquivo pode não ficar tão bem formatado.

  • Páginas

Taí uma das coisas que mais me incomodam no Kindle: o dispositivo não mostra páginas. Ele só tem as opções de mostrar quanto tempo falta para você terminar cada capítulo e qual é a porcentagem total lida do livro. É claro que a gente se acostuma, mas é um pouco incômodo.

Quero lembrar que essa é a minha opinião sobre o Kindle Paperwhite. Sei que a experiência varia de leitor para leitor e que muitas vezes as desvantagens listadas por mim podem não ser um problema para outros. Não tenho como comparar o Kindle com outros dispositivos similares, pois não tive contato nem com o Kobo ou com o LeV. Minha intenção é esclarecer dúvidas e ajudar na decisão de adquirir ou não o produto. Espero realmente que meu post seja útil pra você!

Lembrando que não importa qual tipo de livro você lê, mais vale a experiência com a leitura e o quanto você absorve dela. Nossa relação com a literatura é o que importa.

Gostou? Aproveite e compre agora o Kindle Paperwhite com desconto e aproveite as ofertas da Kindle Week!

Categorias:Literatura

Marcado como:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s