Arte

Andy Warhol e indústria cultural

A relação do artista estadunidense com filósofos europeus e a reflexão sobre o porquê do seu trabalho ainda nos causar fascínio

Andy Warhol é um artista com quem, perambulando pela web, nos deparamos de vez em quando. Suas obras ainda pululam por sites como tumblr, pinterest e weheartit, mantendo desperto o interesse em seus jovens usuários.

large

Andy Warhol e Debbie Harry

Warhol foi o maior expoente da pop art, corrente artística que se apropria de símbolos da cultura popular. Essa corrente surge do âmago do que Theodor Adorno e Max Horkeheimer chamaram de Indústria Cultural – a produção e comercialização da cultura como produto concebido para gerar lucro.

Simultânea a essa ideia está a da serialização em larga escala dessa produção e difusão. É Walter Benjamin, outro filósofo da Escola de Frankfurt que aborda essa questão em seu livro “A Obra de Arte na Era da Reprodutibilidade Técnica”. Segundo Benjamin, a possibilidade técnica de reprodução de obras as retiram dos museus e galerias e as leva às ruas, provocando a “perda de aura” das obras de arte.

A pop art e Andy Warhol, através de suas cores eletrizantes, parecem sintetizar o que esses filósofos nos dizem. O elogio ao efêmero, a homenagem ao descartável e superficial, o culto à personalidade e a repetição das imagens, esses elementos que constituem a cultura de massas e a indústria cultural figuram nas obras do artista estadunidense.

E é por isso que suas imagens ainda nos perseguem com sua atualidade ao que nos parece inexorável. As obras de Warhol nos causam a familiaridade com elementos cotidianos e às personalidades que até hoje constituem nossas referências. E me parece que a astúcia diabólica de Warhol já sabia que seria assim.

Warhol em péssima companhia (com Salvador Dalí e com Mick Jagger)

 

Categorias:Arte

Marcado como:, ,

1 resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s