Comportamento

Guia prático de meditação pra mudar a sua vida

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Se alguém me dissesse dois anos atrás que hoje eu estaria meditando todos os dias sem falta, eu provavelmente daria risada. Diria que não consigo, que a minha mente não para, que é muito difícil e todas essas desculpas que a gente inventa antes mesmo de tentar.

Foi só muito tempo depois de entrar pro lado zen da vida que eu decidi tentar meditar. “Vamos lá”, pensei, e pesquisei técnicas de meditação no google. Alguns detalhes fazem toda a diferença, especialmente pra quem tá começando. Eles não são obrigatórios, mas ajudam muito:

  • Encontrar um ambiente favorável é uma das coisas que mais auxiliam no quesito distração. É importante que o local escolhido seja silencioso e que televisores e rádios estejam desligados. Para criar um clima mais agradável, vale usar velas aromáticas, incensos e até diminuir a iluminação. Também é uma boa selecionar sons ambientes, mantras ou músicas próprias para meditação, que vão te ajudar a se concentrar.
  • Sentar-se com a coluna reta é fundamental. Caso sinta dificuldade, vale sentar em uma cadeira ou encostar na parede no início. Outra dica é usar uma almofada para apoiar a base da coluna.
  • Use roupas confortáveis. Você não quer se sentir incomodado no meio da meditação com o sutiã apertando os seios, uma calça muito justa, etc.
  • Respire pelo nariz, com a boca fechada, e tente relaxar o rosto, principalmente a mandíbula.
  • Use um alarme para controlar o tempo. Uma coisa que eu aprendi com a experiência é selecionar um alarme agradável aos ouvidos, nada daquele sons estridentes que vão te fazer voltar num sobressalto. Parar uma meditação em estágio mais profundo abruptamente é algo extremamente desagradável.
  • Finalmente, o mais importante: meditação não é sobre não pensar em nada, e sim sobre aceitar os pensamentos que eventualmente vão surgir e deixá-los irem embora. É ok perceber que de repente você já embarcou em uma sequência de pensamentos e já está lembrando da sua avó que mora longe. Não se cobre tanto. Quando isso acontecer, respire fundo e mande esses pensamentos embora. Voltar a prestar atenção na respiração sempre ajuda.

Lembre-se de que meditação é muito mais sobre frequência do que tempo. Comece com cinco, dez minutos por dia. O importante é fazer TODO dia, sem falta. Depois que a gente cria o hábito, fica difícil passar um dia sem meditar pelo menos um pouquinho. É como se a alma cobrasse. É claro que com o tempo, a meditação vai se tornar cada vez mais fácil, e num belo dia você se pega meditando por 30, 40 minutos sem problema algum. O lado positivo das meditações mais longas é que elas se tornam bem mais profundas, e você fica sujeito a vivenciar experiências cada vez mais transformadoras.

A meditação mudou a minha vida. Durante o longo processo de recuperação de uma depressão avassaladora que me roubou a vida por uns bons sete anos, a meditação se tornou a minha maior aliada, e se eu soubesse o quanto ela me ajudaria nesse aspecto, teria começado bem antes.

Eu duvido que alguém que adote a prática não seja transformado de alguma maneira. É muito mais que se tornar uma pessoa mais calma e equilibrada. É sobre passar a se sentir cada vez mais conectado com tudo ao seu redor, estar presente aqui e agora, aprofundar-se em si mesmo e encontrar respostas lá dentro, desenvolver a empatia e experimentar a sensação de união com o todo, já que somos um só. Meditação é sobre entrar em contato com níveis mais elevados de consciência e desenvolver a espiritualidade livre de rótulos e religiões.

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Mas o melhor de tudo é que meditação é para todos: para os depressivos, os ansiosos, os estressados, os céticos, os espiritualizados, os que já são calmos e mentalmente saudáveis por natureza, os que enfrentam rotinas excruciantes e cansativas. É para os velhos e as crianças, para os ricos e os pobres, para os de direita e os de esquerda, para os homens, as mulheres e os que não são nem um nem outro.

Dica de aplicativo pra te fazer começar:

Para te dar o empurrão final para adotar essa prática na sua vida, aqui vai uma dica de ouro de um aplicativo de meditação fantástico, simples e que vai te ajudar muito. O Insight Timer é gratuito e super fácil de mexer. Ele funciona como uma rede social, dá pra adicionar os amigos e saber o que eles estão meditando. Mas o mais legal é a quantidade absurda de opções de meditação: desde as meditações guiadas, mantras, sons ambientes, músicas tibetanas, indianas, sons binaurais (que possuem diversos benefícios terapêuticos e te levam a um estado de meditação profunda rapidamente), meditação para alinhar os chakras, reprogramar a mente e tudo mais o que você imaginar. Dá pra salvar suas meditações favoritas, seguir os estilos de meditação que você mais gosta pra ficar por dentro das novidades e trocar ideias com praticantes de meditação de todas as partes do mundo. E ainda tem a opção do timer, no qual você seleciona o tempo de meditação, o som ambiente e ele te avisa quando esse tempo acabar. A cereja do bolo é uma graça: ao fim de cada meditação, você vê quantas pessoas meditaram com você no mundo inteiro.

 

 

Tá convencido depois de tudo isso? Pois se não estiver, eu te desafio a tentar por uma semana, todos os dias, por apenas cinco minutos. Faça pela sua saúde mental e espiritual. Te garanto que só vai trazer benefícios. Medite!

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