Literatura

Ciranda de Pedra, de Lygia Fagundes Telles

Mais uma indicação literária no Sete Íris, um dos melhores livros que li em 2017: é o romance de formação Ciranda de Pedra, de Lygia Fagundes Telles. A autora é uma das mais famosas e renomadas escritoras brasileiras; é mais conhecida por seus contos, mas conquistou o Prêmio Jabuti em 1974 pelo romance As Meninas.

O livro Ciranda de Pedra foi publicado em 1954 e conta a história de Virgínia, a única entre três irmãs que vai morar com a mãe, Laura, depois que ela abandona a família e passa a viver com outro homem, Daniel. O enredo todo é contado sob o ponto de vista de Virgínia e a história acompanha o crescimento da menina; sabemos todas as suas angústias, medos, desejos e todo o sofrimento causado pela doença da mãe, pelo tratamento indiferente que recebe de suas irmãs e por seus conflitos internos. A menina acredita que a vida na mansão de seu pai Natércio, ao lado de suas irmãs Bruna e Otávia, é perfeita e que trará a felicidade e as respostas para seus questionamentos; quando finalmente vai morar com o resto de sua família, ela percebe que não é bem como imaginou.

Lygia constrói personagens que de início parecem plenamente felizes e seguros, mas ao longo do livro descobrimos o lado mais sombrio de cada um deles e suas mais profundas inquietações. Abordando temas como adultério, homossexualismo, doenças psíquicas e a liberdade feminina, assuntos considerados polêmicos para a época, o livro mostra o lado bom e o lado mais terrível de cada ser humano. Os antagonistas ganham destaque ao longo do enredo à medida que a convivência de Virgínia com eles aumenta.

Enquanto ela cresce, suas dúvidas aumentam e a sensação de deslocamento e solidão dentro de sua própria família torna-se cada vez mais intensa. Dona de um temperamento forte, desejando encontrar seu lugar no mundo, o livro mostra a busca pela paz interior de Virgínia e a busca por respostas que às vezes podem estar na nossa frente, basta saber enxergá-las.

Achei Ciranda de Pedra um livro maravilhoso, sensível e muito bem construído. Por ser um livro marcado pelo sofrimento de uma família e principalmente de Virgínia, me emocionei algumas vezes e não pude deixar de sentir empatia pela menina, que está em busca de tranquilidade, de paz e de afeto depois de uma infância tão sofrida e cheia de angústia. O modo como Lygia Fagundes Telles conduz o enredo e a forma como descreve o cenário, o clima do ambiente e até os sentimentos mais profundos de cada personagem é tocante, delicado e, ao mesmo tempo, forte.

Se você gosta dos contos da escritora, não deixe de conferir este que é o primeiro romance de Lygia Fagundes Telles. E se você já conhece Ciranda de Pedra, deixe um comentário me contando suas impressões ou até me indicando um outro livro que você leu e apreciou!

Compre pela Amazon

Categorias:Literatura

Marcado como:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s