Exposições

Exposição Rá-Tim-Bum, O Castelo

20170709_132605

No dia 9 de julho visitei a exposição Rá-Tim-Bum, O Castelo. Foi um domingo de sol, pouco vento e muita diversão no Memorial da América Latina, em São Paulo. O público era grande, pessoas de todas as idades e estilos, reunido para visitar a exibição que reproduz de maneira fiel os ambientes de um dos programas infantis de maior sucesso dos anos 90.

É fácil identificar o local da exposição graças à área de 700 m² construída exclusivamente para abrigar a reprodução exata do famoso Castelo Rá-Tim-Bum. A construção inclui a torre de 15 metros de altura com a bandeira tremulando no topo, os tijolos expostos, as janelas e todos os detalhes tão bem conhecidos pelo público.

 

Entrando no Castelo Rá-Tim-Bum

De cara somos recepcionados pelo porteiro: klift-kloft-stil, a porta se abriu! … E a magia começa! Dentro da instalação podemos interagir com o mundo do Nino e seus amigos transitando por 22 ambientes ricamente compostos por curiosidades do elenco, os roteiros dos episódios, as roupas utilizadas pelos atores, os bonecos originais dos personagens e até algumas cartas que as crianças enviavam para a TV Cultura tendo os personagens como destinatários. A biblioteca é uma das áreas mais encantadoras para os leitores: podemos nos perder entre diversos livros – alguns cenográficos e outros de verdade – e tirar fotos com o amado Gato Pintado, o inesquecível bibliotecário do Castelo.

A decoração de cada cômodo é baseada nos detalhes: tudo é fielmente reproduzido – do chão ao teto – e os objetos mais icônicos estão presentes, permitindo a interação do público. Podemos abrir a Caixa Preta, sentar no sofá verde da sala de estar, subir as escadas para o quarto da Morgana, entrar no quarto do Nino (quem nunca sonhou em ter um quarto como o dele?), entre outros. É impossível não sorrir e se emocionar ao entrar em cada área; para quem cresceu assistindo o programa cada objeto e cada personagem trazem uma lembrança diferente. É uma experiência deliciosa e única.

20170709_12435120170709_12421920170709_131818

O público é variado e encontramos pessoas de todas as idades no recinto. Adolescentes, crianças com suas famílias, adultos – que cresceram nos anos 90 acompanhando os episódios do Castelo Rá-Tim-Bum na TV Cultura – e até bebês de colo! A magia da atração atinge todas as gerações e não há faixa etária que não se encante pela beleza da exposição. Para mim foi impossível não lembrar das tardes na casa da minha avó, sentada no chão da sala assistindo o programa, enquanto ela ficava no sofá fazendo tricô. Uma lembrança muito especial e que sempre me acompanhará.

 

Organização e acesso

Rá-Tim-Bum, O Castelo foi organizada pelo Memorial da América Latina e Governo do Estado de São Paulo. A TV Cultura é parceira da exposição, assim como a Caselúdico, empresa que ficou responsável por toda a cenografia e especializada em grandes exibições. O Memorial da América Latina fica na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 e a maneira mais fácil de acesso é pelo metrô (linha vermelha – Estação Palmeiras – Barra Funda) ou CPTM (linhas 7 – Ruby e 8 – Diamante). O Castelo está montado no Pavilhão da Criatividade, na Praça da Sombra do Memorial.  A exposição foi prorrogada até o dia 30 de setembro e os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia). A classificação é livre.

Categorias:Exposições

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s