Lugares

Real Gabinete: sonho literário no Centro do Rio

 

realgabinete

Quase sempre fora dos roteiros turísticos do Rio de Janeiro, o Real Gabinete Português, localizado no Centro da capital carioca, é um local imperdível para os apaixonados por literatura. A biblioteca, erguida entre 1880 e 1887 com o intuito de promover a cultura entre a comunidade portuguesa, vigora constantemente nas primeiras posições nas listas de bibliotecas mais bonitas do mundo publicadas por jornais, revistas e instituições famosas e respeitadas internacionalmente, como a “Times”, que a colocou na quarta posição em 2014. Em 2015, iniciou-se uma reforma no edifício, que foi concluída apenas em maio de 2017, para a comemoração dos 180 anos de sua existência.

A beleza do prédio é realmente estupefante e seu conteúdo não menos atrativo. O Real Gabinete Português é permeado de referências literárias, desde o nome da rua em que está localizado, Luís Camões, até o maior acervo de obras lusitanas fora de Portugal. A fachada, inspirada em um mosteiro, chama pouca atenção em um centro tumultuado e predominantemente antigo, mas é só apurar o olhar e reparar bem que logo se nota as esculturas que adornam o prédio, são os famosos: Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama, Luís de Camões e Infante D. Henrique. Com um simples passo adentro e os detalhes enchem os olhos de qualquer um. As maçanetas, o piso, as estantes de madeiras, o belíssimo candelabro que enfeita um teto arquitetonicamente impressionante com a presença de uma claraboia que confere luz única ao ambiente são de fascinar até o mais disperso leitor. Em seu interior, no Salão de Leitura, encontram-se mais de 350 mil livros, entre eles exemplares raros como a primeira edição – chamada de edição princeps – de “Os Lusíadas” (1572), “Ordenações de D. Manoel” (1521), o manuscrito de “Tu, só tu, puro amor” de Machado de Assis e “Amor de Perdição” de Camilo Castelo Branco, entre outras preciosidades.

Para alguém que, como eu, cresceu encantada com bibliotecas da ficção, como a do Castelo Rá-Tim-Bum, a “Bela e a Fera” e mais recentemente Harry Potter, poder conhecer e ler em um lugar tão mágico é a realização de um sonho antigo, a concretização do imaginário de uma biblioteca que, mais que abrigar livros, estimula a busca pelo conhecimento e o desejo de desvendar cada história escondida por trás de todas as páginas. Sem dúvida, sai-se de lá mais leitor. O Real Gabinete Português é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, o acesso é gratuito e todo seu acervo está liberado para estudos e pesquisas literárias. Além disso, a biblioteca fica localizada próxima à famosa Confeitaria Colombo, ideal para um café após a visita, mas isso já fica para uma outra conversa.

Serviço:

Real Gabinete Português de Leitura: Rua Luís Camões, 30. Centro, Rio de Janeiro. Entrada gratuita. De segunda às sextas, das 9h às 18h (Exceto feriados)

Categorias:Lugares

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s