Feminino

Sobre mim, Estudos Literários e Sete Íris

Semana de estreia do Sete Íris. Momento de conhecer um novo projeto, novos rostos, novas personalidades. Muito prazer! Meu nome é Thaís Albiero, tenho 25 anos e atuo como revisora freelancer; sou daquelas pessoas calmas, característica imediatamente perceptível pela minha voz, dizem. O gosto pela escrita e pela leitura vem desde pequena, e é um dos motivos por ter escolhido Estudos Literários como graduação.

Mas, Thaís, o que é Estudos Literários? A proposta do curso de Estudos Literários é pioneira no Brasil e a graduação é feita pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). O objetivo é discutir gêneros literários em geral, escritores, origens, teorias e a reflexão de textos e críticas literárias mundiais. A base do curso é constituída por disciplinas básicas, como literatura brasileira, literatura clássica e teoria literária; vale ressaltar que a literatura brasileira não é a única discutida ao longo da graduação. É possível também matricular-se em disciplinas de outros cursos do IEL (Instituto de Estudos da Linguagem) para que a formação e o conhecimento tornem-se mais amplos. Em conjunto com as disciplinas de literatura é obrigatório escolher um idioma (ou mais de um) para especializar-se.

E o mercado de trabalho, como é? Por ser um curso generalista, pouco conhecido e voltado para a carreira acadêmica as oportunidades ainda são escassas, então é necessário fazer cursos extracurriculares, especializações ou até uma pós-graduação na área desejada. É interessante pesquisar e conhecer bastante sobre o ramo de atuação escolhido pois assim as chances do recém-formado conseguir uma boa oportunidade só aumentam. Quem escolhe fazer Estudos Literários e não pretende se tornar professor universitário ou pesquisador precisa entender o árduo caminho que o aguarda; apesar das dificuldades eu não me arrependo da minha graduação. Ficarei feliz em responder possíveis dúvidas que surgirem sobre o curso.

Enfim, espero que vocês possam me conhecer um pouco mais a partir dos meus textos! Desde os oito anos de idade eu falava que seria escritora; minhas escolhas me guiaram para um caminho diferente, mas fazer parte das Sete Íris colocou meu antigo gosto pela escrita nos trilhos de novo. É uma felicidade ser um sétimo deste projeto! Espero que gostem do nosso cantinho e das nossas diferentes maneiras de ver o mundo.

Categorias:Feminino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s